Tratamento Cirúrgico

 

Tratamento cirúrgico

 

O tratamento cirúrgico é outra alternativa para quem possui a doença de Parkinson. A cirurgia visa estabelecer um equilíbrio funcional dentro dos núcleos da base, os quais foram prejudicados pela perda da Dopamina.

Este meio de tratamento é eficaz em todos os estágios da doença, porém, atualmente estão sendo realizados mais precocemente para evitar que as pessoas com Parkinson percam a atividade social e possam realizar as atividades tendo uma vida normal.

O tratamento neurocirúrgico pode abranger a estimulação cerebral profunda (ECP) e alvos cirúrgicos. Os alvos cirúrgicos atualmente são os segmentos interno do pálido (GPi), o núcleo subtalâmico (NST) e o tálamo, pore vezes.

Em seguida será explicado o principal método cirúrgico voltado a doença de Parkinson.

Estimulação cerebral profunda (ECP)

Este tratamento ficou popularmente conhecido em 1980, quando obteve-se sucesso em experiências e melhora do quadro clínico do Parkinson. Ele é utilizado para transtornos neurológicos com o uso de um marcapasso cerebral que envia impulsos elétricos para áreas cerebrais específicas.

Atualmente, este método é uma terapia padrão para tratamento do tremor dominante, sendo o tratamento mais eficaz e seguro. Tem como principais vantagens a lesão mínima no tecido cerebral, que ocorre durante a implantação do eletrodo, além de ser vantajoso devido a reversibilidade dos efeitos da neuroestimulação.

Em geral, esta estimulação apresenta melhoras iguais à Levodopa, melhorando os sintomas como tremor, rigidez e bradicinesia. Porém, o uso em conjunto dos dois tipos de tratamento (medicamentoso com uso de Levodopa e ECP), potencializam os efeitos benéficos de ambos os métodos, permitindo interromper a progressão da doença de Parkinson.

Porém, este método pode induzir efeitos adversos, como a piora da fluência verbal.

Referências
CUNHA, Jemaila Maciel da; SIQUEIRA, Emilio Conceição. O papel da neurologia na doença de Parkinson: revisão de literatura. Rev. Med, São Paulo, v. 99, n. 1, p. 66-75, jan./fev. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/147231/159160.

MAGALHÃES, Francisco et al. Teorias causais, sintomas motores, sintomas não motores, diagnóstico e tratamento da Doença de Parkinson: uma revisão bibliográfica. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29762/25675.

SPAGNOL, Giovanna Pereira et al. Main therapeutic conduct of pharmacology, phytotherapy and neurosurgery used in parkinson’s disease: A literature review. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 5, p. 12535 – 12553, set/out. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/16678/13621.