Grupo de Apoio ao Parkinson

 

Grupo de Apoio para as pessoas com Parkinson e seus familiares

 

O Grupo de Apoio foi desenvolvido no ano de 2003, por docentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI).

A iniciativa deu-se em virtude a um professor da universidade, o qual possuía diagnóstico de Parkinson e sentia falta de apoio diante da doença. Este professor em seguida buscou ajuda de outros professores do Departamento de Enfermagem, os quais foram atrás e desenvolveram o projeto.

Desde então, são realizadas reuniões, encontros e trocas entre as pessoas que possuem Parkinson, seus familiares, aluno e professores da universidade, e profissionais da saúde.

O Grupo de Apoio permite que haja uma socialização entre os participantes, permitindo que as pessoas com Parkinson e seus familiares, possam compartilhar experiências, informações e dificuldades vivenciadas pela doença, contribuindo para o cotidiano de outras pessoas. Além disso, por meio do grupo as pessoas se sentem acolhidas, pois não estão vivenciando isso sozinhos, já que tem outros sujeitos passando por situações parecidas.

O GAM-Parkinson é um grupo de apoio que realiza o cuidado de maneira coletiva, desenvolvendo-o por meio de uma abordagem humanística que permite as pessoas com o mesmo problema de vida ou sofrimento uma maneira de manifestar suas angústias e superações, para o enfrentamento do viver com uma doença crônica degenerativa.

O projeto possui relação com outros projetos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vinculados à APASC, como com o grupo “Terapia Vocal em Portadores de Parkinson”, que se reúne semanalmente na UFSC sob a coordenação de professoras e alunos do curso de graduação em fonoaudiologia, ambos projetos de extensão da UFSC. Também há o grupo “Reabilitação na doença de Parkinson” e o projeto “Ritmo e Movimento”, com encontros duas vezes por semana, coordenado por professores e alunos dos cursos de fisioterapia e educação física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Benefícios do Grupo de Apoio

Ao longo da trajetória e realização dos encontros do grupo observou-se inúmeros benefícios às pessoas que possuem Parkinson, aos familiares, aos cuidadores e aos responsáveis em desenvolver as ações. Os benefícios evidenciam-se por meio:

  • Aprendizagem entre pares;
  • Rede de relações sociais mais ampla;
  • Enfrentamento e empoderamento das limitações impostas pela doença;
  • Reconhecimento e valorização dos potenciais de cada indivíduo;
  • Acesso aos serviços sociais e de saúde de maneira mais facilitada;
  • Exercício da cidadania como ser de direitos.

Atualmente o Grupo reúne-se quinzenalmente, com temáticas e profissionais diversificados, trazendo conhecimento e informações acerca da doença, tratamento, sintomas e demais atividades.

E mesmo durante a pandemia do Corona vírus, os encontros foram realizados de maneira virtual, permitindo que as trocas de informações, a partilha de conhecimentos e as relações fossem mantidas.

Abaixo encontram-se imagens de algumas atividades presenciais e a distância realizada pelo Grupo de Apoio.

 

Referência
Grupo de Apoio a portadores de Parkinson a enfrentar a doença. Noticias UFSC. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2010/04/grupo-de-apoio-ajuda-portadores-de-parkinson-a-enfrentar-doenca/.