Conscientização da Doença de Parkinson

 

11 de Abril – Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson

 

Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 1998, com o intuito de apoiar as pessoas diagnosticadas com a doença, informando sobre a patologia, bem como as possibilidades de tratamento e como melhorar a qualidade de vida da pessoa com Parkinson, de seus familiares e cuidadores.

A data 11 de abril celebra o dia do nascimento de James Parkinson, o precursor da doença, que no ano de 1817 fez os primeiros estudos sobre a paralisia agitante, como era denominada naquela época.

No ano de 2022, em homenagem a data, a cúpula do Congresso Nacional Brasileiro ficou iluminada nos dias 11 e 12 de abril, como maneira de apoiar e conscientizar a população sobre a doença.

A flor tulipa vermelha é o símbolo da doença de Parkinson desde a década de 80, quando um floricultor holandês, conhecido com J.W.S. Van der Wereld, que possuía Parkinson, desenvolveu uma nova variedade de tulipa, com coloração vermelha e branca, batizando-as de “tulipa Dr. James Parkinson”.

Floricultor J.W.S. Van der Wereld

 

Tulipa vermelha e branca desenvolvida pelo floricultor.

 

 

Referência
Dia mundial da conscientização da doença de Parkinson. Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Centro de Referência em Atenção à Saúde – CRAS. Disponível em: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/dia-mundial-do-parkinson-saiba-como-identificar-tratar-e-lidar-com-a-doenca.