Estágios e sintomas
Estágios da doença do Parkinson
O desenvolvimento da doença é lento e gradual, os sintomas vão evoluindo de modos diferentes de indivíduos para indivíduos. Desta maneira, um sintoma pode apresentar-se pra uma pessoas, porém pra outra não ou só evoluir com o passar dos anos.
Diante disso, para informar, abaixo encontram-se os cinco estágios de evolução da doença de Parkinson, sendo eles:
- Estágio I: onde há sinais somente de um lado do corpo, com ou sem comprometimento das funções do corpo;
- Estágio II: há o envolvimento dos dois lados do corpo, porém não há o comprometimento do equilíbrio;
- Estágio III: neste estágios há alterações na marcha, com moderada incapacidade de realizar as tarefas do dia a dia e comprometimento do equilíbrio, havendo possibilidade de queda;
- Estágio IV: nesta fase a doença acomete mais severamente, incapacitando o indivíduo, o qual irá apresentar muita dificuldade para colocar-se de pé e andar, por vezes vezes necessitando de auxílio;
- Estágio V: no último estágio, o comprometimento da doença deixa o indivíduo inválido, podendo deixá-lo à uma cadeira de rodas ou deixando-o acamado, não havendo mobilidade sem ajuda de outras pessoas.
Sintomas
O retrocesso das funcionalidades motoras são os sintomas mais perceptíveis depois que ocorre perda significativa dos neurônios que produzem a dopamina na substância negra.
Mesmo que o Parkinson possua inúmeros sintomas, a maioria dos indivíduos acredita que o tremor seja o único distúrbio motor ocasionado pela doença, o que prejudica para o diagnóstico precoce.
Devido a baixa divulgação e disseminação de informações sobre a doença, é normal que as pessoas acometidas pelo Parkinson tenham um extenso intervalo de tempo, entre o inicio dos sintomas motores e o diagnóstico. Essa dificuldade para obtenção e confirmação de diagnóstico, pode desencadear a qualidade de vida e bem estar dos pacientes e seus familiares.
Os quatro sintomas mais comumente perceptíveis são: bradicinesia, tremores, rigidez e instabilidade postural, são eles que contribuem para a definição e confirmação do diagnóstico da doença de Parkinson. Para isso, a manifestação de, pelo menos, dois desses sintomas é determinante para o diagnóstico clínico de Parkinson.
Abaixo serão citados os sintomas e suas respectivas caracterizações.
BRADICINESIA
TREMORES
RIGIDEZ
INSTABILIDADE POSTURAL
Além destes principais sintomas motores apresentados, ainda há presença de outros sintomas, sendo motores e não motores. Abaixo serão listados alguns destes sinais e sintomas:
Fraqueza muscular; Desequilíbrio postural; Ataxia – falta de coordenação dos movimentos; Alteração do caminhar; “Freezing” – congelamento dos membros, dificultando a mobilidade; Cãibra; Distonia – contrações involuntárias dos músculos; Discinesia – movimentos repetitivos de maneira involuntária, geralmente dos lábios, mandíbula e língua; Disfagia – alteração na fala e na voz, enfraquecendo os músculos da fala e deixando-a arrastada e enfraquecida; Constipação intestinal; Sialorréia – produção excessiva de saliva; Perda de peso; Distúrbios do sono; Oleosidade excessiva da pele; Ansiedade; Depressão; Perda de memória; Comprometimento cognitivo; Demência; Comprometimento visual.
Referências |
ANDRADE, Adriano O. et al. Sinais e sintomas motores da Doença de Parkinson: Caracterização, tratamento e quantificação. Research Gate, p. 195-228, jul. 2017. Disponível em: http://drbrunopessoa.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Sinais-e-Sintomas-Motores-da-Doenca-de-Parkinson-Caracterizacao-Tratamento-e-Quantificacao.pdf.
BRITO, Gessica Monique Rocha de; SOUZA, Sara Raquel Garcia de. Distúrbios motores relacionados ao mal de Parkinson e a dopamina. Revista Uningá, Maringá, v. 56, n. 3, p. 95-105, jul./set. 2019. Disponível em: http://34.233.57.254/index.php/uninga/article/view/2866/2019. HILARIO, Livia Silveira de Moraes; HILARIO, Willyan Franco. Descrição da patologia, etiologia e das estratégias farmacológicas e não farmacológicas da Doença de Parkinson. PECIBES, v. 2, n. 02, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/marti/Downloads/14840-Texto%20do%20artigo-55407-2-10-20211220.pdf. |