Treino do riso

18/10/2022 09:56

Fonte: Google Imagens

 

O riso, como parte da solução para determinados problemas de saúde mental, pode fornecer uma terapia não invasiva e não farmacológica que restaura a felicidade dos indivíduos melhorando a sua qualidade de vida e a autoestima. O riso proporciona ao corpo alegria, irradiando o coração e a mente, fazendo com que mais ondas de alegria sejam desencadeadas, pois alegria atrai alegria!

O ditado popular “Rir é o melhor remédio” tem surtido muito efeito quando o intuito é contribuir na melhora do humor e bem estar das pessoas. Na doença de Parkinson, esta simples prática também possui efeito positivo, pois estudos internacionais mostram que o riso reduz os níveis de hormônios do estresse, a inflamação nas artérias e aumenta o colesterol “bom”.

As terapias do riso têm potencial para se tornar uma terapia complementar na gestão de doentes com depressão e ansiedade, isso ocorre pois ao rir, o indivíduo esta liberando hormônios do bem estar, sendo eles endorfina, serotonina e a dopamina. Este último neurotransmissor é um dos responsáveis pela doença de Parkinson, e quando o mantemos ativos e proporcionamos momentos bons e felizes, podemos estar auxiliando para o retardamento da morte da dopamina.

Para tanto, a dica é sorria e ria… ria alto, dê gargalhadas e desfrute de momentos bons com corpo e alma.

Referência

CRAVEIRO, José Felipe Moreira. Efeitos terapêuticos do riso: o paradigma dos sintomas depressivos (Dissertação). Mestrado em Medicina, Universidade Beira Interior, 2021. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/11430/1/8248_17691.pdf